Sobre no pow /low po e co wash

21 fev

Muitas pessoas ainda nao sabem sobre no pow ,low po e co wash vou tentar explicar o que significa:
2- Low Poo e No Poo – Conceito
Vamos começar entendendo o significado de shampoo: Sabão ou substância saponácea para lavagem dos cabelos. O conceito de No Poo é o Não Shampoo, ou seja, utilizar produtos para higienização capilar sem esta “substância saponácea” que segundo Lorraine Massey, criadora d……a técnica do No Poo, além de retirar as impurezas do fio também retiram toda oleosidade natural do cabelo e devido a estrutura porosa do cabelo crespo, fica impossível retirar todo produto do fio estimulando o aparecimento de frizz, isso seria prejudicial para o fio seco e ressecado.

Qual é esta substância saponácea?
É o Lauril Sulfato de Sódio ou Lauril Éter Sulfato de Sódio, que tem função de remover as impurezas do cabelo e também atua na formação da espuma. Podemos identifica-lo logo no início da lista de ingredientes do produto. Lembrando que os higienizadores sem sal geralmente não fazem espuma. Inclusive o Lauril Sufato de Sódio é usado em alguns detergentes de cozinha, pois ele serve principalmente para remover gorduras.

Mas será que o shampoo sem surfactante retira todas as impurezas do cabelo?
Infelizmente não, por isso, quem estiver disposto a seguir essa técnica terá que abolir o uso de produtos que não sejam solúveis em água como os silicones insolúveis(Cetearyl methicone,CetylDimethicone,Cyclomethicone,Cyclopentasiloxane Dimethicone (presente na maioria dos cosméticos)DimethiconolStearyl DimethiconeTrimethylsilylamodimethicone,Simethicone
Polydimethylsiloxane,Methicone.Phenyl Trimethicone
Dimethylpolysiloxan amodimithicone:proibido,mas liberado quando combinado com trideceth-12 e o cetrimonium cloride.) e derivados de petróleo (petrolatum, vaselina, óleo mineral, parafina líquida) que são substâncias não solúveis em água e se acumulam nos fios, ou seja, não são totalmente retiradas do cabelo nem com shampoo que contém surfactantes. Com o tempo, os cabelos vão ficando carregados desses resíduos, então é necessário o uso do shampoo anti-resíduo que tem uma concentração muito grande de sulfato e que prejudica bastante a fibra capilar.

Basicamente o No Poo aboli o uso de shampoo com surfactantes e para isso é preciso abolir também todos os produtos que se “impregnam” no cabelo e só saem com grande quantidade desse produto “proibido”.

Já o Low Poo tem baixíssima quantidade de surfactante e é indicado para couro cabeludo oleoso ou quem não se adapta ao No Poo pela falta da espuma.

Co wash é basicamente ultizar o condicionador sem silicones para lavar o cabelo nao utlizando shampoo ,ou usando ele uma ou duas vezes por semana.

Espero que tenham entendido !!!

2 Respostas to “Sobre no pow /low po e co wash”

  1. daniela melo outubro 24, 2014 às 4:08 pm #

    cetrimonium cloride é solúvel em agua,os insolúveis são derivados do petróleo e silicones ,salvo os emulsionados,que sao moléculas modoficadas ,para serem solúveis em agua.Oleos e manteigas vegetais,também não são solúveis em agua e precisam de agentes que solubilizem eles também! Shampoos a base de lauryl ,podem também ser suaves ,diminuindo a concentração do mesmo,ou combinando com outros emulsionantes /surfactantes ! Realmente algumas empresas trabalham com o antiresiduo num pH totalmente alcalino para baratear o custo e ajudar a saponificar as gorduras,mas empresas sérias ,repoem cadeia lipídica ou proteica ,ou trabalham na faixa de pH ácida ,de forma que mantém a cúticula selada ,onde impede a remoção de estruturas reponsáveis pela vitalidade do fio (proteina,melanina,acido graxo etc)

    Daniela
    Beijos

    • naondadoscachos outubro 24, 2014 às 5:26 pm #

      O problema do lauryl não é só o ressecamento que causa no cabelo, mas por ser um agente que causa muita alergia na pele e couro cabeludo, tinha muita descamação no couro cabeludo, tinha o chamada efeito rebote quando lavava com shampoo convencional no outro dia já sentia necessidade de lavar o cabelo. meu conceito mudou sobre o centrimonium cloride não torna solúvel no cabelo ele faz com que o produto se torne uma mistura uniforme no frasco. As gorduras vegetais não são ”solúveis” em agua, mas tem maior compatibilidade com os cabelo e pele do que um agente derivado de petróleo além estar contribuindo com meio ambiente porque derivados de petróleo poluem o meio ambiente e a água.

Deixe um comentário